DIÁLOGOS POSSÍVEIS: A GEOGRAFIA E A PRODUÇÃO DE UM CONTO LITERÁRIO INTERDISCIPLINAR

Everaldo Lisboa dos Santos

Resumo


Na contemporaneidade, se observa o surgimento de modernos paradigmas associados às práticas pedagógicas que fomentam a ruptura com os modelos tradicionais e a busca por novas propostas de cunho metodológico. Neste sentido, a interdisciplinaridade, foco de embates e conflitos entre geógrafos e não-geógrafos, se constitui como um novo caminho integrando os diferentes campos do saber e relega ao plano secundário os saberes parcelares. Isto posto, a construção de um conto literário envolveu alunos e professores de uma pluralidade de conhecimentos distintos e desponta como oportunidade rica de troca de conhecimentos entre os agentes envolvidos.   


Palavras-chave


Interdisciplinaridade. Geografia. Escola. Conto literário.

Texto completo:

PDF

Referências


BEHRENS, M. A. A prática pedagógica e o desafio do paradigma emergente. Revista Brasileira Est. Pedagogia. Brasília, v. 80, n. 196, p. 383-403, Set/dez. 1999.

CACETE ET ALII. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2009.

CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. São Paulo: Papirus, 1998.

OLIVEIRA, J.G. de. A interdisciplinaridade possibilita superar o conhecimento fragmentado? In: ALMEIDA, M. do S. P. de, AZEVEDO, L. M. de. Recife: Baraúna, 2008.

SIMÕES, M.R. Ambiente e sociedade na Baixada Fluminense. Mesquita: Editora Entorno, 2011.

SILVA, P. C. da. Educação ambiental e ensino de Geografia: Reflexões sobre o sistema educacional no município de Queimados (RJ). In: Diálogos da Geografia no programa de educação tutorial do Rio de Janeiro. Organização: Ulisses Fernandes, Miguel Ângelo Ribeiro. Rio de Janeiro: Gramma, 2014.

SOARES, D. R. ET ALII. A formação docente e suas repercussões na sociedade do conhecimento. In: SUDBRACK, Edite Maria(ORG.) Trabalho docente e práticas pedagógicas inovadoras. Frederico Westphalen. Editora: URI, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.