CULTURA, MÍDIAS AUDIOVISUAIS E EDUCAÇÃO: QUESTÕES PARA REFLEXÃO

Adriana Hoffmann Fernandes, Thamyres Dalethese

Resumo


RESUMO:

Neste artigo procuramos dialogar com autores dos Estudos Culturais e outros estudiosos da cultura, da mídia e da educação discutindo questões relativas à cultura, sua centralidade na atualidade e a presença da comunicação midiática como estruturante da sociedade. Emerge a discussão da diferença como parte da interculturalidade e as hibridações entre culturas vividas pelos sujeitos, nos permitindo refletir sobre os desafios e as relações da cultura com a educação.

 

 


Palavras-chave


cultura, midia, educação

Texto completo:

VER EM PDF

Referências


Referências Bibliográficas

APPADURAI, Arjun. Dimensões culturais da globalização. Lisboa: Teorema, 2004.

BARROS, Laan Mendes. Recepção, mediação e midiatização: conexões entre teorias europeias e latino-americanas. In: MATTOS, Maria Ângela; JANOTTI JUNIOR, Jeder; JACKS, Nilda (Orgs). Mediação e Midiatização. Salvador: EDUFBA, 2012.

Disponível em: Acesso em 2013.

CANCLINI, Nestor García. A cultura extraviada nas suas definições. In: Diferentes, desiguais e desconectados: mapas da interculturalidade. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2005, p. 35-53.

_________________. Culturas Híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 2003.

_________________. O Consumo Serve Para Pensar. In: Consumidores e

Cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2010, p. 61-73.

CRUCES, Francisco. Matrices culturales: pluralidad, emoción y reconocimiento. En: Revista Anthropos, No. 219, dedicado a Jesús Martín-Barbero: Comunicación y culturas en América Latina, Barcelona, 2008. Disponível em:

Acesso em 2014.

DUARTE, Rosália. Cinema e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

DUSSEL, Inés. Escuela y cultura de la imagen: los nuevos desafios. Revista Nomadas, no. 30. Abril, 2009. Disponível em:

Acesso em 2010.

FANTIN, Mônica. Mídia-educação, cinema e produção de audiovisual na escola. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2006, Brasília. Anais do XXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2006.

Disponível em: Acesso em 2007.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Mídia, máquinas de imagens e práticas pedagógicas. Revista Brasileira de Educação. v. 12 n. 35 maio/ago. 2007.

Disponível em: Acesso em 2010.

FRESQUET, Adriana Mabel. Cinema para aprender e desaprender. In: Adriana Fresquet. (Org.). Imagens do desaprender: uma experiência de aprender com cinema. 1ed. Rio de Janeiro: Booklink/ UFRJ-LISE-CINEAD, 2007, v. 1, p. 21-70.

HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 22, nº2, p. 15-46, jul./dez. 1997.

Disponível em: Acesso em 2000.

HOBSBAWN, Eric. Era dos extremos: breve século XX - 1914, 1991. São Paulo: Cia. Das Letras, 1995.

MARTÍN-BARBERO, Jésus. A comunicação na educação. São Paulo: Contexto, 2014.

______________. Saberes hoje: disseminações, competências e transversalidades. In: RIBEIRO, Ana Paula Goulart; HERSCHMANN, Micael (orgs.). Comunicação e História: interfaces e novas abordagens. Rio de Janeiro: Mauad X, Globo Universidade, 2008.

OROZCO GÓMEZ, Guilhermo. Entre Telas: Novos Papéis Comunicativos das Audiências. In: BARBOSA, Marialva, FERNANDES, Márcio & MORAIS, Osvaldo José (orgs.). Comunicação, educação e cultura na era digital. São Paulo: INTERCOM, 2009. p.167-181. Disponível em Acesso em 2012.

SANTAELLA, Maria Lúcia. Cultura em deslocamento. 2003. Disponível em: . Acesso em: 19 abr. 2014.

SARLO, Beatriz. Culturas populares, velhas e novas. In:_______. Cenas da vida pós-moderna: intelectuais, arte e videocultura na Argentina. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2000.

SUNKEL, Guillermo. Una mirada otra. La cultura desde el consumo. En: Daniel Mato (coord.): Estudios y Otras Prácticas Intelectuales Latinoamericanas em Cultura y Poder. Caracas: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO) y CEAP, FACES, Universidad Central de Venezuela. 2002. P. 287-294.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.