GESTÃO DE COMPETÊNCIAS: UM ESTUDO SOBRE AS DEMANDAS DAS ORGANIZAÇÕES

Bruno Borges dos Santos, Carlos Henrique de Vasconcelos, Ronaldo Bernardo Jr

Resumo


O objetivo do presente estudo é compreender quais competências são mais demandadas pelas organizações aos profissionais de gestão. A pesquisa foi realizada em organizações situadas ao Litoral Norte do Estado de São Paulo, e os resultados descrevem as principais competências de conhecimentos, habilidades e atitudes mais valorizadas, bem como as perspectivas de futuro do mercado de trabalho para profissionais da área.


Palavras-chave


Gestão de competências; Gestão da carreira; Gestão do conhecimento; Litoral Norte do Estado de São Paulo

Texto completo:

PDF

Referências


ALVARENGA NETO, R. C. D.; NEVES, J. T. R. Gestão da informação e do conhecimento nas organizações: resultados de análise de casos relatados em organizações públicas e privadas. Revista de Economia e Administração, v. 2, n. 3, 2003.

ANANIAS JUNIOR, Luiz Francisco; SANTOS, Célia Maria Retz Godoy dos. A comunicação reticular e o WhatsApp: tendência na dinâmica cotidiana das organizações. Jornada Multidisciplinar “Mídia, Política e Movimentos Sociais”, 19, 2017, Bauru. Anais... Bauru: Universidade Estadual Paulista, 2017. 1. p. 10-11.

ANDRADE, M. M. (2010). Introdução à Metodologia do Trabalho Científico (Vol. 10ª ed). São Paulo: Atlas.

BITENCOURT, C. C. A gestão de competências gerenciais: a contribuição da aprendizagem organizacional. AE - Administração de Empresas, vol. 44, n. 1, 2001.

BRITO, L. M. P.; PAIVA, I. C. B.; LEONE, N. M. C. P. G. Perfil de competências gerenciais no Ensino Superior Tecnológico. Revista Ciências Administrativas, v. 18, n. 1, 2012.

CAREGNATO, R. C. A.; MUTTI, R. Pesquisa Qualitativa: Análise de Discurso versus Análise de Conteúdo. Texto & Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 15, n. 4, p. 679-684, out./dez. 2006.

CARVALHO, H. G.; HINÇA, A. Escritório de projetos como ferramenta de gestão do conhecimento. 2004. Disponível em: . Acesso em: 19 fevereiro 2019.

CAVALHO, A. V. de; NASCIMENTO, L. P. do; SERAFIM; O. C. G. Administração de Recursos Humanos - 2ª ed. - Rev. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

CHOUHAN, V. S.; SRIVASTAVA, S. Understanding Competencies and Competency Modeling - A Literature Survey. Journal of Business and Management, v. 16, n. 1, p. 14-22, 2014.

CHURCHILL, G. A., BROWN, T. J., & SUTER, T. A. (2012). Pesquisa Básica de Marketing. São Paulo: Cengage Learning Ltda.

DAVENPORT, T.H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: Como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

DAVENPORT, T.H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: Como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

DORN, J.; PICHLMAIR, M., A competence management system for universities. European Conference on Information Systems (ECIS), v. 192, 2007, p. 758-770.

DRUCKER, Peter Ferdinand, 1990. O melhor de Peter Drucker: a administração / tradução de Arlete Simille Marques. São Paulo: Nobel, 2001.

DUTRA, Joel Souza. Competências: conceitos, instrumentos e experiências. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2017.

FARIA, A. C.; QUEIROZ, M. R. B. Demanda de profissionais habilitados em contabilidade internacional no mercado de trabalho da cidade de São Paulo. Revista Universo Contábil, Blumenau, v. 5, n. 1, 2009.

FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. Construindo o conceito de competência. RAC, Edição Especial, vol. 5, Curitiba, 2001, p. 183-196.

Gramigna, Maria Rita. Modelo de competências e gestão de talentos. 2ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

JORENTE, Maria José Vicentini. Ciência da informação: mídias e convergência de linguagens na web. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.

LACOMBE, Francisco José Masset. Recursos humanos: princípios e tendências. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

MALHOTRA, N. (2012). Pesquisa de Marketing. Porto Alegre, RS: ARTMED.

MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à administração. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

NASCIMENTO, M. D. L.; ALVES, M. B., Competências do administrador: um estudo comparativo entre a percepção da academia e do mercado. SEGET: 2015. Disponível em: . Acesso em 26 mai 2019.

NONAKA, I.; TAKEUSHI, H., Criação de conhecimento na empresa: Como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.

RIBEIRO, J. S. A. N.; SOARES, M. A. C.; JURZA, P. H.; ZIVIANI, F.; NEVES, J. T. R., Gestão do conhecimento e desempenho organizacional: Integração dinâmica entre competências e recursos, Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João 98 Pessoa, v. 7 Número Especial, 17, mar. 2017.

ROBBINS, S. P. Comportamento Organizacional. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

ROMERO, Sonia Mara Thater. Gestão de pessoas: conceitos e estratégias. 1ª ed. Curitiba: InterSaberes, 2013.

RUAS, Roberto Lima; ANTONELLO, Cláudia Simone; BOFF, Luiz Henrique. Os novos horizontes da gestão: aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, 2005.

SILVA, A. F. et al. Análise de redes sociais informais: ferramenta para o compartilhamento do conhecimento organizacional. Rio de Janeiro: ANPAD, p. 1-16. set. 2011. Disponível em: . Acesso em 19 de fevereiro de 2019.

STAREC, C., Gestão da informação, inovação e inteligência competitiva: como transformar a informação em vantagem competitiva nas organizações. São Paulo: Saraiva, 2012.

SWIATKIEWICZ, O. Competências transversais, técnicas ou morais: um estudo exploratório sobre as competências dos trabalhadores que as organizações em Portugal mais valorizam. Cad. EBAPE.BR, vol.12, n.3, p. 633-687, set. 2014.

TAKEUCHI, H.; NONAKA, I, Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.

TEIXEIRA FILHO, A. R. C. T.; ALMEIDA, D. R., Gestão por competências: mapeamento de competências na universidade federal da Bahia, CIGU, Florianópolis, 3/5/dez., 2014. - Disponível em: – Acesso em: 10 de setembro de 2018.

THOMAS, D.R. A general inductive approach for analyzing qualitative evaluation data. America Journal of evaluation. v. 27, n. 2, Jun. 2006.

WOOD, Robert; PAYNE, Tim. Competency-Based Recruitment and Selection. Wiley Series in Strategic HRM: Wiley, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.