CONTRADIÇÕES E MARCAS DO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Katiuscia C. Vargas Antunes

Resumo


O artigo apresenta uma análise crítica do processo de inclusão escolar das pessoas com deficiência a partir de referênciais teóricos que nos permitem revelar as contradições e marcas presentes nesse processo. Para tanto, são apresentados e discutidos os conceitos de cidadania e direitos humanos, relacionando-os com a consolidação dos direitos das pessoas com deficiência e, também, os conceitos de inclusão e exclusão, como lados de uma mesma moeda. Ou seja, pensar a inclusão de pessoas com deficiência na escola regular é, ao mesmo tempo, lidar com processos de exclusão presentes no cotidiano da escola e que são desvelados, muitas vezes, pelas lentes das práticas ditas inclusivas. Ao refletir sobre esses aspectos, esperamos contribuir para a ressignificação da compreensão do que estamos entendendo por inclusão escolar e, principalmente, para repensar a maneira como historicamente a escola vem lidando com as pessoas com deficiências e outras necessidades especiais.


Palavras-chave


Inclusão Escolar; Deficiências; Cidadania

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